Um homem não tem uma resposta exata para uma determinada questão, então começa a questionar e procura esta verdade no mundo dentro e fora de si mesmo.
Enfim depois de muito pensar e conseguir “provas” encontra uma resposta, ou uma verdade; acaba fazendo desta uma teoria, deposita sua fé em sua própria teoria, a defende com unhas e dentes e depois ele resolve apresentar sua “verdade” ao mundo. Geralmente a faz em forma de um livro que na maioria das vezes em algum trecho tem a seguinte frase: “A verdade e que...” de fato ele encontrara a verdade...
O que aconteceria se nós vivêssemos em um lugar onde não houvesse uma base para o nosso conhecimento, ou melhor, dizendo, se não houvesse nenhuma forma de conhecimento pré-estabelecido?
Primeiramente cada ser humano seria obrigado a pensar por si próprio e provavelmente alguns chegariam, tirariam suas conclusões primeiro que outros.Alguns chegariam em uma mesma conclusão enquanto outros chegariam a diferentes respostas.
E o que aconteceria depois? Certamente por causa da individualidade de nossa natureza alguns indivíduos tentariam provar a exatidão de sua resposta e tentariam impor sua verdade aos demais, este ato por sua vez acabaria por encadear um conflito, uma guerra de pensamentos.
Então após algum tempo surgiria uma nova geração, esta geração diferente de sua antecessora teria algumas bases de conhecimento sendo assim restaria três opções a escolher: aceitar e seguir uma das formas de conhecimento criada pela geração anterior, aceitar e aprimorar uma das formas de conhecimento da geração anterior ou criar uma nova “verdade” com ou sem uma base.
O individuo que escolheu a primeira opção não teve muitos problemas, já aquele que acabou por escolher a segunda opção teve mais dificuldades, pois teve que fazer uma analise mais critica sobre a verdade que escolhera, já o indivíduo que ficou com a terceira opção simplesmente acabou por criar um novo caminho, uma nova teoria uma verdade individual como todas as outras.
Uma nova geração chega, assim com sua antecessora esta geração também escolherá uma das três opções, provavelmente coma guerra de pensamentos algumas teorias criadas pela primeira geração não existiram mais ou não terão nenhum sentido, novamente o ciclo recomeça... Então um certo individuo que escolhe a terceira opção resolve entrar nesta guerra de pensamentos este com uma percepção diferente acaba por colocar um fim na guerra de pensamentos. Isso acaba fazendo com que mais indivíduos que escolhem a primeira opção sigam esta nova teoria criada, que por sua vez parece fazer mais sentido que as outras existentes.
Geração após geração este ciclo continua, com cada ser humano tendo entre três opções a escolher; então um determinado individua de uma determinada geração escolhe a segunda opção, este com uma percepção avançada e depois de tanto questionar resolve destruir o edifício de idéias que escolhera, após fazer isso começa uma nova guerra de pensamentos e descarta todas as teorias existentes.
Este voltando à estaca zero cria uma nova teoria, um novo caminho e mais uma vez indivíduos que escolhem a primeira opção aceitam e seguem esta nova verdade... Sendo assim um novo ciclo começa, um ciclo igual ao anterior com uma nova guerra de pensamentos, teorias que terão validade, teorias que terão sido descartadas, tudo isso para encontrar uma verdade universal indiscutível.
De fato eles encontraram uma verdade universal indiscutível?
Eu diria que sim, pois a chamada verdade universal é algo totalmente instável, portanto cada época possui a sua verdade indiscutível, isso significa que a “verdade” que nós vivemos nesta geração não será a mesma verdade da próxima geração.
A nossa forma de pensar não é algo que depende apenas de nós mesmos, mas sim de outros fatores como o lugar que nós vivemos, a época, as pessoas com que convivemos entre outros fatores e expoentes; assim como nas gerações anteriores nós também escolhemos entre as três opções, quando escolhemos a segunda opção estamos construindo uma pequena parte de um enorme edifício para os indivíduos da próxima geração que escolheram a primeira ou a segunda opção e estaríamos dando um incentivo para que outros indivíduos da próxima geração possam escolher a terceira opção; e quando escolhemos a terceira opção estamos criando novos caminhos para os indivíduos de uma geração sucessora a nossa que escolherem a primeira e a segunda opção.
Então pode se concluir que a verdade indiscutível é algo que está dentro de nós seres humanos, algo instável que está sempre se modificando geração após geração; ontem havia uma verdade, hoje há uma verdade e amanhã com certeza também haverá uma verdade; afinal de contas em toda a minha vida eu nunca encontrara nada que se comparasse a exatidão dos números.
Nota do autor: Espero que consigam ler este texto até o final e que entendam seu conteúdo, e nem preciso dizer que este texto é apenas uma teoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário